14/01/2009

Oque seria esse tal de Linux?



Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operacional que utilize o núcleo Linux, ou Kernel Linux.

Pra quem não sabe...

Sistema operacional, é uma coleção de programas que:

  • Inicializa o hardware do computador;
  • Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos;
  • Fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas;
  • E mantém a integridade do sistema.
O Linux é mais do que um sistema operacional, é um fenômeno!

Ele foi desenvolvido por Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix.

O Minix é um pequeno sistema Unix desenvolvido por Andrew S. Tanenbaum.

Linus Torvalds, era um estudante de Ciências da Computação da Universidade de Helsinki, na Filândia e em 1991, por hobby, Linus decidiu desenvolver um sistema mais poderoso que o Minix.

Linus, quando desenvolveu o Linux, não tinha a inteção de ganhar dinheiro e sim fazer um sistema para seu uso pessoal, que atendesse suas necessidades.

O estilo de desenvolvimento que foi adotado foi o de ajuda coletiva. Ou seja, ele coordena os esforços coletivos de um grupo para a melhoria do sistema que criou. Milhares de pessoas contribuem gratuitamente com o desenvolvimento do Linux, simplesmente pelo prazer de fazer um sistema operacional melhor.

O Linux está sob a licença GPL, permite que qualquer um possa usar os programas que estão sob ela, com o compromisso de não tornar os programas fechados e comercializados. Ou seja, você pode alterar qualquer parte do Linux, modificá-lo e até comercialiazá-lo, mas você não pode fechá-lo (não permitir que outros usuários o modifiquem) e vendê-lo.

Inicialmente desenvolvido e utilizado por grupos de entusiastas em computadores pessoais, o sistema Linux passou a ter a colaboração de grandes empresas, como a IBM, a Sun Microsystems, a Hewlett-Packard, Novell e a Canonical.